top of page

Curso "O Quilombismo: Abdias Nascimento"

O Quilombismo Arte Final.png

Estão abertas as inscrições para o curso livre "O Quilombismo: Abdias Nascimento". O curso será realizado em plataforma online (Google Meet) e está dividido em quatro (04) encontros, nos quais serão abordados aspectos fundamentais do pensamento desenvolvido por Abdias Nascimento, na obra "O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista".

Objetivamos com este curso discutir sobre as análises do autor, que além de denunciarem as práticas racistas no Brasil, das quais a população negra continua sendo alvo até os dias atuais, apresentam também argumentos sociológico, antropológico, histórico e político-ideológico do "racismo à brasileira". A partir dessas análises, Abdias Nascimento apresenta "O Quilombismo" e o descreve como "um conceito científico emergente do processo histórico-cultural das massas afro-brasileiras".

O Quilombismo é sem dúvidas, uma obra necessária para compreendermos o contexto atual em que vivemos. Como diz o Professor e Antropólogo Kabengele Munanga,  "[...] os ensaios que compõem esta obra remetem à luta de resistência em defesa da liberdade e da dignidade humana que caracterizam todos os movimentos diaspóricos africanos no mundo, e que ele resume no conceito do quilombismo".

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

- O curso será realizado em quatro (04) encontros. 

- Serão disponibilizadas duas turmas.

* terças-feiras: 27/07 e 03, 10 e 17/08.
Turno: Noite (19h às 21h)

* sábados: 31/07 e 07, 14 e 21/08
Turno: Manhã (10h às 12h)

- Os encontros serão realizados exclusivamente de forma remota, isto é, por meio digital, através da plataforma Google Meet (os encontros serão gravados e permanecerão no Drive da turma por um prazo de 30 dias após o último encontro).

- Certificado: 12h/aula. (curso livre)


• INVESTIMENTO:

Pensando as assimetrias de poder (levando em consideração as desigualdades fomentadas pela estrutura racista no qual está alicerçada a sociedade brasileira), propomos uma colaboração equitativa.

* Pessoas racializadas ou cujo acesso é programado a partir da cor da pele pagam R$ 80.


* Pessoas não racializadas ou cuja cor da pele não fecha portas pagam R$ 120.

Vagas limitadas.


FACILITADORES:

Carlos Melo, 1988
Poeta e Pesquisador
Instagram: @carlos_m_melo
E-mail: c.magnumlima@gmail.com

Nascido em Fortaleza (CE). É Pesquisador do Rekhet - Núcleo de Pesquisa em Filosofia Antiga Africana - Geru Maa - Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios UFRJ. Estudante do curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde desenvolve pesquisas sobre Filosofia Ubuntu e Dessublimação da Arte.

João Lucas Dias, 1990
Pesquisador, Artista plástico e Fotógrafo
Instagram: @mambanegra.jpg
E-mail: joaolucas.souzalmeida@gmail.com

Nascido em Olinda, Pernambuco. João Lucas Dias, homem trans, 30 anos é artista plástico, fotógrafo e pesquisador do Rekhet - Núcleo de Pesquisa em Filosofia Antiga Africana - Geru Maa - Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios UFRJ.

bottom of page