top of page

Sarau da B1 é um movimento artístico-cultural autônomo, que nasceu em 2015 e é organizado de forma coletiva, pelos Poetas de Lugar Nenhum. O sarau acontece todo último sábado do mês, na Pracinha da B1, localizada na Avenida Bulevar I, conjunto São Cristovão, no Grande Jangurussu, Fortaleza (Ce).

logo sarau.jpg

Em 2016, para comemorar o aniversário de um ano do Sarau, o coletivo lançou o livro "Sarau da B1: com os poetas de lugar nenhum". O livro foi publicado de forma independente e teve como objetivo, possibilitar que os poemas das pessoas que frequentavam o sarau, fossem publicadas em um livro e com isto, mostrar que a periferia também é berço de arte e cultura.

Sarau da B1 - background.png

Em 2017, para celebrar dois anos de sarau, o coletivo, em parceria com a CUFA, levou o poeta Sérgio Vaz para lançar seu livro "Flores de Alvenaria". O evento ocorreu no dia 28 de julho. Durante seus dois anos de atividades, o Sarau da B1 contribuiu com o surgimento de diversos saraus e "rolezinhos" realizados nas periferias, região metropolitana e até mesmo no interior do Estado do Ceará. Desse modo,  em 19 de agosto de 2018, visando unificar nossas ações e torná-las mais estratégicas, realizamos o 1° Encontro de Saraus e Rolezinhos do Estado do Ceará. Deste primeiro encontro, saíram algumas medidas que levaram nossas ações à um outro nível e com isto, foram abertas as portas da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que a partir daquele ano, passou a ter um espaço destinado especificamente para apresentações dos Saraus das periferias e região metropolitana de Fortaleza e do interior do Estado do Ceará.

Abaixo, alguns registros do Sarau da B1

Poesia

Sarau da B1 - Rede de Afetos: práticas de
re-existências poéticas na cidade de Fortaleza (CE)

Sarau da B1 - Integrando a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e ao Museu da Cultura Cearense (MCC) em alusão ao Dia da Consciência Negra

Participação do Sarau da B1 no Siará Quilombo apresenta "4o Alvoroço: microfone aberto online"

Documentário Sarau da B1: A Poesia em Transe

Entrevista Sarau da B1, G1-CE

bottom of page